Licenciatura em Letras – Habilitações: Português/Inglês
Autorização: Portaria nº 981, de 24/11/2006, DOU 27/11/2006
Reconhecimento: Portaria nº 359, de 17/08/2011, DOU 19/08/2011
Reconhecimento-Renovação: Portaria nº 1.093, de 24/12/2015, DOU 30/12/2015
Modalidade: Presencial (oferta de 20% da CH em disciplinas EAD, conforme Portaria n° 1.134, de 10/10/2016, DOU 11/10/2016)
Integralização Curricular: mínimo de 8 e máximo de 12 semestres
Regime de Matrícula: Seriado semestral
LIBRAS: disciplina obrigatória (8º Semestre)
Prática como Componente Curricular (ao longo do curso): 400 horas
Estágios Supervisionados: 400 horas Atividades Complementares (ao longo do curso): 200 horas
Perfil do Egresso e Campo de Atuação O licenciado em Letras – Português-Inglês da Faculdade de São Vicente estará apto a atuar como docente em instituições públicas e privadas de Ensinos Fundamental e Médio, nas redes municipal, estadual e federal. Os egressos do Curso podem também optar por caminhos alternativos dedicando-se à prestação de assessorias técnico-linguística e cultural a indivíduos e empresas; atividades de tradução e revisão de textos; como organizador na produção de materiais didáticos; crítica literária, entre diversas áreas possíveis de inserção profissional, desenvolvendo habilidades para o trabalho com línguas, literatura e textos em geral. Com pós-graduação, estará habilitado a dar aulas no Ensino Superior e seguir, ainda, a carreira de pesquisador.
MATRIZ CURRICULAR VIGENTE | ||
---|---|---|
1º SEMESTRE | ||
Componentes Curriculares | Modalidade | C/H |
Dinâmica dos Grupos e de Grupos | Presencial | 80 |
Fundamentos Epistemológicos, filosóficos e históricos da educação | EAD | 80 |
Didática | Presencial | 80 |
Língua Portuguesa | Presencial | 80 |
Língua inglesa básica | Presencial | 80 |
2º SEMESTRE | ||
Componentes Curriculares | Modalidade | C/H |
Estudos morfológicos da língua portuguesa | Presencial | 80 |
Habilidades Socioemocionais e Gerenciamento de Estresse | Presencial | 80 |
Tecnologias da Informação e da Comunicação | Presencial | 80 |
Sociologia e antropologia da Educação | Presencial | 80 |
Psicologia da Educação | EAD | 80 |
3º SEMESTRE | ||
Componentes Curriculares | Modalidade | C/H |
Disciplina eletiva 01 (Incluindo LIBRAS) | EAD | 80 |
Filosofia da Ciência e Pensamento Crítico | Presencial | 80 |
Estudos sintáticos da língua portuguesa | Presencial | 80 |
Desenvolvimento e aprendizagem escolar | Presencial | 80 |
Língua inglesa pré-intermediária | Presencial | 80 |
4º SEMESTRE | ||
Componentes Curriculares | Modalidade | C/H |
Práticas Dialógicas e Transformação de Conflitos | Presencial | 80 |
Literatura da língua inglesa – britânica | Presencial | 80 |
Literatura da língua portuguesa: da Idade Média ao Renascimento e ao Quinhentismo brasileiro |
Presencial | 80 |
Estudos semânticos e estilísticos da língua portuguesa | Presencial | 80 |
Estruturas e bases legais da Educação brasileira | EAD | 80 |
5º SEMESTRE | ||
Componentes Curriculares | Modalidade | C/H |
Disciplina Eletiva 2 | EAD | 80 |
Língua inglesa intermediária | Presencial | 80 |
Estudos linguísticos | Presencial | 80 |
Literaturas de língua portuguesa: do Barroco ao Romantismo |
Presencial | 80 |
Projeto integrador I – Formação do professor de línguas e literaturas |
Presencial | 100 |
Estágio Supervisionado I – Língua portuguesa anos finais do Ensino Fundamenta |
100 | |
6º SEMESTRE | ||
Componentes Curriculares | Modalidade | C/H |
Literatura de língua inglesa – norte-americana | Presencial | 80 |
Literaturas de língua portuguesa – do Realismo ao Modernismo |
Presencial | 80 |
Estudo diacrônico da língua portuguesa | Presencial | 80 |
Projeto integrador II – Práticas de ensino de língua portuguesa |
Presencial | 100 |
Responsabilidade social e ambiental, direitos humanos e diversidade cultural |
EAD | 80 |
Estágio Supervisionado II – Língua inglesa anos finais do Ensino Fundamental |
100 | |
7º SEMESTRE | ||
Componentes Curriculares | Modalidade | C/H |
Língua inglesa avançada | Presencial | 80 |
Literaturas da língua portuguesa – contemporaneidade | Presencial | 80 |
Projeto integrador III – Práticas de ensino das literaturas de língua portuguesa |
Presencial | 100 |
Trabalho de conclusão de curso I | Presencial | 80 |
Fonética e fonologia (EaD) | EAD | 80 |
Estágio Supervisionado III – Língua portuguesa do Ensino Médio | 100 | |
8º SEMESTRE | ||
Componentes Curriculares | Modalidade | C/H |
Estudos sociolinguísticos | Presencial | 80 |
LIBRAS | Presencial | 80 |
Projeto integrador IV – Práticas de ensino da língua inglesa e suas literaturas |
Presencial | 100 |
Trabalho de conclusão de curso II | Presencial | 80 |
Literaturas africanas de língua portuguesa (EaD) | EAD | 80 |
Estágio Supervisionado IV – Língua inglesa do Ensino Médio | 100 | |
Atividades complementares | 200 | |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3.800 |
TEMA: A pandemia e os desdobramentos constitucionais Palestrante: Prof. Débora Galvão 10/06 – 18h às 19h [CLIQUE AQUI PARA […]
Leia MaisVenha desenvolver o seu potencial e melhorar o desempenho nos trabalhos acadêmicos. O projeto é aberto para todas […]
Leia Mais