PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

Objetivos do Programa

São objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência:

I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

II – contribuir para a valorização do magistério;

III – elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando- lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

V – incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Na UNIBR – Faculdade de São Vicente – o professor Hélio Rodrigues Júnior é o Coordenador institucional: o professor de instituição de educação superior responsável perante a CAPES por garantir e acompanhar o planejamento, a organização e a execução das atividades de iniciação à docência previstas no projeto de sua instituição, zelando por sua unidade e qualidade.

Professor Narciso Maurício dos Santos é o Coordenador de área: o professor da instituição de educação superior responsável pelas seguintes atividades:

a) planejamento, organização e execução das atividades de iniciação à docência em sua área de atuação acadêmica;

b) acompanhamento, orientação e avaliação dos bolsistas estudantes de licenciatura;

c) articulação e diálogo com as escolas públicas nas quais os bolsistas exerçam suas atividades.

As escolas inscritas para o programa PIBID são:

 

– EMEF PROF CONSTANTE LUCIANO CLEMENTE HOULMONT

Professoras supervisoras: Valdirene Aparecida Quental Galluzzi e Joyce Lopes Coelho Tavares.

A Escola Professor Constante recebe os seguintes bolsistas de iniciação à docência:

Adriano Matos Gomes;

Amanda Silva Dos Santos;

Daniela Aparecida Dos Santos Rodrigues;

Edjane Maria De Araújo;

Laryssa Miranda Gomes Vasconcelos;

Leticia Santos Gois De Almeida;

Liliane Vieira De Andrade;

Lyvia De Souza Pereira Marotti;

Manoel Da Conceição Dos Anjos;

Matheus Alexandre Vieira Dos Santos;

Michelle Dos Santos Sanches;

Pedro Henrique Rodrigues Santos;

Rafaela Da Silva Moura;

Raphaela Alves Oliveira;

Reinaldo Dos Santos;

Sabrina De Souza Lopes;

Sueli Da Silva Barbosa;

Tatiane Batista Ferreira Da Silva;

Tatiane Dejanira Pereira.

 

– EMEF MÁRIO COVAS JÚNIOR

Professora supervisora: Tânia Cristina Bispo da Cruz.

A Escola Mário Covas Júnior recebe os seguintes bolsistas de iniciação à docência:

Denner Matheus Zuccari Mendes;

Jamylly Caitano Santos;

Karla Cristine Dos Santos Florêncio;

Patrícia Batista De Souza;

Rhuan De Souza Cassiano.